A maior palavra da língua portuguesa possui 46 letras e ganhou registro definitivo em 2001, quando apareceu no dicionário Houaiss. Estamos falando de pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico. Antes, o título pertencia ao advérbio "anticonstitucionalissimamente", que tem 29 letras e descreve algo que é feito contra a constituição. O vice era "oftalmotorrinolaringologista", com 28 letras, que se refere ao especialista nas doenças dos olhos, ouvidos, nariz e garganta.
O Houaiss é o campeão de palavras na língua portuguesa, mas não traz, por exemplo, palavras da química que têm dezenas de sílabas, usadas para definir compostos. Uma delas é "tetrabromometacresolsulfonoftaleína", que tem 35 letras e indica um corante usado em reações. "Palavras como essa são muito específicas e só aparecem em glossários de terminologia química", diz o filólogo Mauro Villar, do Instituto Antônio Houaiss.
nossa que palavra grande e dficel de escrever
ResponderExcluirscarlet 8°B
Olá profª, somos os alunos da 5b , Gabriel, Rafaela e Verônica.Nos achamos essa palavra muito interessante e complicada , e queriamos saber qual a menor palavra da Língua Portuguesa.
ResponderExcluirVoce pode nos ajudar?
Beijos e até mais.
Olá, turma!!! Adoro as perguntas de vcs!!! Saber fazer perguntas é mais importante do que saber dar respostas! Continuem assim!!!
ResponderExcluirOlhem, a menor palavra é a que tem menos letras. Em português, é possível formar palavras somente com vogal, mas não é possível formar palavras somente com consoante. Então é só pensar em palavras formadas por uma só vogal! Exemplos: a, e, é, o... Até mais!!!
Valeuu!
ResponderExcluirVerônica 5b